Entramos na reta final da entrega da Declaração do Imposto de Renda (DIRPF). O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2022 para o contribuinte que tem imposto a pagar e deseja colocar o pagamento à vista ou a primeira parcela em débito automático termina nesta terça-feira (10).
O débito em conta acontecerá no dia 31 de maio, prazo final para entrega da declaração. Quem enviar a declaração após 10 de maio, terá que emitir o Darf (Documento de arrecadação federal) da cota única ou da primeira parcela no próprio programa do IR 2022 e fazer o pagamento direto no banco ou por meio do site ou aplicativo.
Neste ano, também é possível declarar o Imposto de Renda 2022 pelo celular, por meio do aplicativo IRPF, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). A ação consiste em fazer o login na plataforma com a conta gov.br e preencher dados pessoais e informações acerca de renda, bens, como imóveis, e pagamentos, bem como via computador pelo Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no site da Receita Federal.
O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda segue até o dia 31 de maio. A perda do prazo resulta em multa de 1% a 20% sobre o valor do imposto devido, por cada mês de atraso. Devem declarar aqueles que receberam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2021.
Compartilha nossos conteúdos e, se tiver alguma dúvida, fale com a gente!