O governo federal prorrogou o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores. O benefício ficará disponível até 15 de dezembro de 2022.
A liberação do benefício, assegurado aos trabalhadores com carteira assinada, destina-se a demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria. Entretanto, no último mês, o governo federal publicou Medida Provisória liberando o saque extraordinário para cerca de 42 mil trabalhadores. A medida é uma tentativa de injetar mais dinheiro na economia.
O valor total a ser liberado chega a R$ 30 milhões e ficará disponível na conta poupança social digital do Caixa Tem, seguindo o cronograma de pagamentos, de acordo com a data de nascimento. Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.
O saque é facultativo. Quem não desejar mexer no dinheiro do FGTS pode utilizar o app para declinar o recebimento e manter o dinheiro em sua conta vinculada até 10 de novembro de 2022.
A consulta do valor do saque e a data estão acessíveis, por meio do aplicativo do FGTS para smartphones Android ou iOS, bem como no site da Caixa Econômica Federal ou em agências bancárias do banco.