Os Cartórios de Notas de todo o país passaram a fazer reconhecimento de firma de forma digital e com segurança jurídica. A partir desta terça-feira (07), basta encaminhar digitalmente um documento para o Tabelionato, por meio da plataforma www.enotassina.com.br, assina-lo eletronicamente, ter a sua assinatura reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento digital para os devidos destinatários.
As operações podem ser realizadas em todo o território nacional. A novidade conclui a migração dos atos notariais para o meio digital iniciada em 2020, em razão da pandemia de Covid-19. A partir de agora, o contribuinte poderá optar pelo serviço de forma eletrônica ou presencial.
De acordo com o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), já era possível a prática de diversos serviços de forma online pela plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), como as escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, entre outras, além de atos como procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos. Ao todo, cerca de 1,6 milhão de atos digitais foram realizados no país.
➡️ O QUE É RECONHECER FIRMA? O processo atesta a autoria da assinatura em um documento. O certificado é utilizado, por exemplo, na compra e venda de imóveis e automóveis.
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