Soft Skill: saiba como desenvolver essas habilidades comportamentais

Você sabe o que é Soft Skill? O termo em Inglês diz respeito às habilidades comportamentais relacionadas à personalidade de um profissional. Em geral, qualidades como boa comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, resiliência, proatividade, ética, otimismo, empatia e inteligência emocional tendem a ser um ativo de grande valor para as empresas, além de serem características que proporcionam melhor qualidade de vida no campo pessoal, com a família, amigos, relacionamentos e muitas outras áreas. Desenvolver soft skills é difícil, mas possível.

Por um bom tempo, a conquista de conhecimentos técnicos dominaram o mercado de trabalho. Quanto mais diplomas, mais as portas se abriam e esse era o foco de recrutadores. Não que isso tenha deixado de ser importante, mas outras habilidades ganharam peso na decisão durante uma contratação, as chamadas soft skills, habilidades de aspectos mais subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. É o jeito como lidamos com as questões no trabalho e com as pessoas, ou seja, relacionadas à inteligência emocional e a forma com que as pessoas agem e reagem aos mais diferentes estímulos no dia a dia.

Assim como as habilidades técnicas, as soft skills podem ser desenvolvidas de diversas formas e se tornaram muito valorizadas no mercado de trabalho.

Quais são as principais soft skills?

Saiba quais comportamentos dos próximos talentos da sua empresa você deve estar atento. Veja a seguir.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade fundamental para o sucesso de uma empresa. Essa capacidade é valorizada cada vez mais, pois desejam formar equipes que saibam discutir ideias, com empatia e abertas para trocar conhecimento e experiência.

Flexibilidade

Saber lidar com novos desafios e mudanças é um diferencial no mercado. É a certeza de que o colaborador está preparado para assumir novos projetos e aberto a utilização de novas tecnologias.

Resiliência

Estabelecer um ambiente tolerante e compreensivo requer dedicação mútua, tanto por parte de gestores como de colaboradores. Saber lidar com a pressão de prazos e entregas exige desenvolver a resiliência, que é a competência de saber enfrentar as situações mais difíceis sem desanimar, mas tornando o ambiente agradável e acolhedor.  

Comunicação eficaz

Saber como transmitir uma ideia com objetivo e clareza, exercitando a escuta dos colegas e disposto a dar e ouvir feedbacks também são diferenciais no mercado de trabalho.

Proatividade

O profissional proativo está constantemente engajado na busca por melhorias e conseguindo se antecipar ao problema, sem a necessidade de estímulos de terceiros.


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