O calendário de restituição varia de acordo com a data de entrega do Imposto de Renda. Portanto, quem enviou mais cedo, recebe primeiro.
A Receita Federal deve liberar a consulta ao 4º e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 nesta quarta-feira, 24, geralmente uma semana antes do depósito. O crédito bancário para os contribuintes será realizado no dia 31 de agosto.
Neste ano, a Receita informou que serão cinco lotes de restituição. O primeiro lote foi pago em 31 de maio, destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.
Até o momento, foram pagos R$ 18,9 bilhões para 12,9 milhões de contribuintes. O pagamento será feito na conta bancária indicada pelo contribuinte na entrega da declaração.
Confira as datas:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 29 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro.
Para consultar a restituição, o contribuinte poderá acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consulta a Restituição”. Será necessário informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando todos os números, sem as barras). A consulta também está disponível pelo aplicativo oficial da Receita, via tablets e smartphones.
Caso o crédito não seja realizado, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. É possível reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Compartilhe essa informação com outras pessoas.
Também acompanhe mais novidades nas nossas redes sociais.
Acesse: controller-rnc.com.br
@controller_ce
E-mail: controller@controller-rnc.com.br
+55 (85) 3208-2700