Senado aprova dedução do valor gasto com aluguel no Imposto de Renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, na última terça-feira (05), o projeto de lei que permite a dedução de gastos com aluguel de imóveis residenciais no  Imposto de Renda durante os próximos cinco anos. A proposta também prevê a isenção de 75% sobre o IR para os proprietários desses imóveis, além de isenção do imposto sobre os ganhos com aluguel de imóveis residenciais para os proprietários. Em contrapartida, também eleva para 150% do imposto devido a multa ao contribuinte que omite ou falseia o recebimento de aluguéis.

Ressalta-se que a dedução será apenas para os locatários que comprovarem que não possuem imóvel além do que é alugado por eles. Também não estão contempladas a dedução de gastos acessórios, como taxas de condomínio, Imposto sobre Predial e Territorial Urbana (IPTU) e demais encargos. O projeto de lei segue para Câmara.

A matéria não permite a dedução de gastos acessórios, como as taxas de condomínio, o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e outros encargos relativos ao imóvel.

Saiba Mais:

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a despesa das famílias com habitação é a maior do orçamento, alcançando 36,6%. Proporcionalmente, o gasto com habitação é mais alto para as pessoas mais pobres, de 39,2% da despesa total. Atualmente, essas despesas não são dedutíveis.

Se gostou da notícia, compartilhe com outras pessoas.
Também acompanhe mais novidades nas nossas redes sociais.

Acesse: controller-rnc.com.br
@controller_ce
E-mail: controller@controller-rnc.com.br
+55 (85) 3208-2700

Compartilhe

Mais Publicações

 

Governo Federal sanciona Piso Salarial da Enfermagem O Governo Federal homologou a lei que estabelece o piso nacional da Enfermagem em todo o território nacional.

Newsletter Controller

Podcast - Atitude Além da Conta

Fale com os nossos consultores e saiba como podemos melhorar seus resultados

Soluções Inteligentes

Solicite as soluções de quem
entende o seu negócio:

Matriz:

Rua Monsenhor Bruno, 1600
Aldeota – Fortaleza – CE – CEP: 60115-191

E-mail: controller@controller-rnc.com.br

Tel: +55 (85) 3208-2700

Filial:

Rua Monsenhor Bruno, 1600
Aldeota – Fortaleza – CE – CEP: 60115-191

E-mail: controller@controller-rnc.com.br

Tel: +55 (85) 3208-2700

Controller Auditoria e Assessoria Contábil S/S
CNPJ: 23.562.663/0001-03 | © 2019
Desenvolvido por