Os portais de notícias nacionais anunciaram a ativação da tecnologia 5G em Brasília (DF), a partir dessa quarta-feira (06/07), após liberação da Anatel. A tecnologia deve chegar a outras capitais do Brasil, gradualmente, até 29 de setembro.
As próximas cidades a receberem o 5G serão São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), mas sem data definida, segundo o órgão regulador. O impacto da novidade é causado pela possibilidade de expansão da internet de banda larga, pois a transmissão da frequência deixa de ser compartilhada com o 4G e passa a ser exclusiva, otimizando o serviço.
Uma das principais diferenças do 5G para o 4G é a velocidade. A nova tecnologia deve trazer uma velocidade de conexão de 10 até 100 vezes mais rápida que a do 4G, melhorando a experiência dos usuários em sites, vídeos instáveis, vídeo-chamadas, dentre outros. A promessa é aprimorar o desenvolvimento de apps de videoconferência, streaming de mídia ao vivo em alta definição e gerar novas redes sociais, modificando o consumo de conteúdo na web.
Uma grande expectativa para o futuro dessa tecnologia é a expansão do desenvolvimento de carros autônomos (robotizados, sem motoristas), que já se encontram em fase de testes pelo mundo.
No Brasil, TIM e Claro vão passar a ofertar 5G na capital federal na frequência de 3,5 GHz, a mais usada em países que já implementaram a tecnologia e deixando semelhante a uma conexão fixa.
Preparado para essa nova realidade? Entra na frequência do 5G e seja o primeiro a compartilhar essa novidade com outras pessoas.
Também acompanhe mais conteúdos nas nossas redes sociais.
Acesse: controller-rnc.com.br
@controller_ce
E-mail: controller@controller-rnc.com.br
+55 (85) 3208-2700